Pular para o conteúdo

-2022-

A dimensão ambiental na urbanização de favelas: olhares críticos a partir da drenagem urbana nos projetos do PAC

De forma geral, observa-se o tratamento desarticulado das infraestruturas e da drenagem dos demais componentes da urbanização de favelas. Essa desarticulação pode levar à manutenção das condições precárias ou causar impactos negativos em outras localidades da bacia hidrográfica. Embora seja muito relevante para a qualificação dos assentamentos em termos ambientais e urbanos, esse tema ainda é tratado de forma limitada nos estudos e pesquisas do campo da habitação e da hidrologia urbana.

Os autores deste livro buscaram avançar nessa agenda, contribuindo no preenchimento de uma lacuna nos estudos de urbanização de favelas e drenagem urbana. Por meio de uma pesquisa em rede, produziram o estudo “A dimensão ambiental e as infraestruturas na urbanização de favelas: concepções de projeto, formas de produção das redes e especificidades dos assentamentos precários”, cujos resultados estão registrados nesta publicação. Tal estudo teve como objetivos identificar, tipificar e avaliar criticamente projetos e obras de urbanização de favelas que foram objeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e nos quais o manejo de águas pluviais e a drenagem urbana foram centrais e estruturadores da intervenção. Em outras palavras, com foco nas intervenções em drenagem, buscou-se analisar a relevância desse componente para tratar a dimensão ambiental na urbanização.

PRESTES, M. F.; POLLI, S. A.; BEZERRA, S. M. DA CRUZ; CARNEIRO, A. C. M.; CRUZ, L. G. A.; SANTOS, L. H. R.; PAULA, R. G. O componente drenagem em urbanização de assentamentos precários: estudo de caso do Bolsão Audi-União, Curitiba, Paraná. In: FERRARA, L. N.; CARDOSO, A. L.; MACHADO, E. A dimensão ambiental na urbanização de favelas: olhares críticos a partir da drenagem urbana nos projetos do PAC. 1. ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022.

ISBN: 978-65-89925-62-0

Disponível gratuitamente em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/wp-content/uploads/2022/05/UF3-DIMENSAO-AMBIENTAL_v2.pdf

– 2020 –

Políticas públicas e desenvolvimento: tendências contemporâneas

Esta obra traz discussões interdisciplinares e se destina a um amplo público leitor, sobretudo, aos que adentram a Área Planejamento Urbano, Regional e Demografia da Capes. Debater e refletir sobre a temática “políticas públicas e desenvolvimento”, passa a exigir pesquisadores e profissionais comprometidos com a investigação e a intervenção em âmbito local/regional. Nesse sentido, as discussões contidas nesta obra – com base na diversidade dos referenciais teórico-metodológicos e nos diferentes ângulos de análise assumidos pelos autores – tecem aproximações e se interpenetram ao tratar de questões inerentes às políticas públicas, à governança, ao desenvolvimento, à gestão de territórios, aos atores e instituições e à participação social.

POLLI, S. A.; PRESTES, M. F. As interfaces entre as políticas urbana e ambiental na cidade. In: POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO: tendências contemporâneas. Editora CRV, 2020, 1ª edição. p. 83-106.

ISBN: 978-85-444-3992-0

Disponível para compra – Editora CRV

– 2019 –

Conflitos Urbanos em Curitiba

Ruas do Centro amanhecem pichadas em protesto. Moradores bloqueiam rodovia obrigando motoristas a ver precariedade em bairros de Colombo. Classe média de Curitiba faz da Praça Espanha seu lugar de protesto. Frequentadores de bar fazem manifestação a favor da Quadra Cultural. Famílias dormem na rua em protesto contra Cohab. Contorno Leste é liberado após 1h30 de interdição por protesto. Protesto em frente à Cohab reivindica desapropriação de terreno no Sabará. Manifestação em Curitiba reúne cerca de 10 mil pessoas. Não fossem os nomes de bairros, praças, ruas, eventos ou cidades que particularizam essas manchetes, seus textos e as imagens a que remetem seriam universais. Os conflitos não são apenas fenômenos recorrentes em quase todas as formações sociais, como são objetos de estudo destacados nas ciências sociais, seja como chave de interpretação das sociedades, seja como disfunção sistêmica. Conflitos que, apesar de não se encerrarem em protestos e manifestações, nestes têm uma forma de expressão empírica.

ISBN: 978-85-473-2600-5

Disponível para compra – Editora Apris

– 2017 –

Barrios populares Medellín: Favelas São Paulo

Este livro é fruto da pesquisa Intervenções contemporâneas e transformações territoriais em assentamentos precários. Medellín/Colômbia e São Paulo/Brasil, sobre as transformações territoriais decorrentes das ações públicas de urbanização de assentamentos precários nas cidades de Medellín e São Paulo.

O trabalho se desenvolveu durante mais de três anos e contou com intercâmbio de vários pesquisadores do Núcleo de Apoio à Pesquisa Produção e Linguagem do Ambiente Construído (NAPPLAC) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) da Universidade de São Paulo e do grupo de pesquisa Medio Ambiente y Sociedad (MASO) da Universidad de Antioquia (UdeA).

ANTONUCCI, D.; PRESTES, M. F.; SAMORA, P. R.; ZUQUIM, M. L.
Da luta pela moradia à urbanização de assentamentos precários: a política habitacional no Brasil. In: Barrios populares Medellín: favelas São Paulo.1 ed.São Paulo: FAUUSP, 2017, p. 48-65.

ISBN: 978-85-8089-100-3

Disponível em – Repositório FAU-USP

– 2016 –

Arquitectura y calidad socioambiental del Cono Sur = Arquitetura e qualidade socioambiental nas cidades do Cone Sul

A busca recente de incentivar um diálogo sul–sul tem encontrado nas agências de fomento apoio a programas dirigidos à América Latina, entre os quais se insere o programa Centros Associados para o Fortalecimento de Programas de Pós Graduação Brasil / Argentina, promovido por CAPES–Brasil e SPU–Argentina. No âmbito desse programa desenvolveu–se, no período 2012/2016, o projeto “Arquitetura e qualidade socioambiental em cidades do Cone Sul”, parceria entre o Programa de Pós–Graduação FAU USP e a Maestría en Arquitectura da FADU–UNL. Esse projeto permitiu o intercâmbio de alunos, motivou a oferta, na FAUUSP, de disciplinas intensivas nos períodos de férias e deu fôlego para a produção do presente livro, que reúne textos em português e em espanhol de autoria dos
pesquisadores, docentes e alunos de pós–graduação envolvidos nas atividades.

PRESTES, M. F. Interface ambiental em urbanizações de favelas em área de mananciais: o PAC / Guarituba na Região Metropolitana de Curitiba – PR/Brasil. In: Arquitectura y calidad socioambiental en ciudades del Cono Sur= Arquitetura e qualidade socioambiental nas cidades do Cone Sul.1 ed.Santa Fe / São Paulo: Universidad Nacional del Litoral FADU UNL / Universidade de São Paulo FAU USP, 2016, p. 233-243.

ISBN: 85-8089-088-4

Disponível em – Repositório FAU-USP

– 2015 –

Moradia e Meio Ambiente: extensão universitária e compromisso social

O fio condutor deste livro é a experiência realizada durante o projeto de Extensão Universitária ‘Moradia e Meio Ambiente: a construção do diálogo na urbanização do assentamento Pilarzinho – Ilha’, coordenado pela professora Simone Polli, que procurou intervir nas condições precárias de moradia e urbanização de um assentamento na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O livro conta a trajetória das atividades de extensão, mostrando como os objetivos inicialmente traçados foram mudando com o tempo; as frustrações e os aprendizados ao longo deste caminho, a partir da experiência dos professores e alunos da UTFPR que participaram ativamente nas atividades de extensão.

Disponível – Repositório UTFPR