Pular para o conteúdo

Mapa da Solidariedade

O Mapa da Solidariedade é uma ação de extensão do LUPA/UTFPR, coordenado pela Profª Drª Simone Polli em parceria com CEFURIA, Terra de Direitos, Mobiliza! e Observatório das Metrópoles – Núcleo Curitiba. E faz parte da plataforma PRcontraCOVID. O Mapa visa integrar famílias em situação de vulnerabilidade e possíveis doadores.

A pandemia além da crise de saúde e sanitária tem nos colocado defronte a crise econômica e de geração de emprego e renda. A baixa renda geralmente tem trabalhos precários que dependem do consumo e circulação das pessoas. Muitos foram atingidos pelas medidas de isolamento social, como por exemplo, os catadores de materiais recicláveis e os vendedores ambulantes. Diante disso, esse trabalho busca integrar medidas de solidariedade, doações, campanhas com os territórios vulneráveis.

Durante este período, viu-se a necessidade das ações de solidariedade, e com isso o LUPA passou a catalogar todas as ações a fim de publicizar e, posteriormente, analisar os dados.

É possível acessar o Mapa através deste link: Mapa da Solidariedade.

A ação faz parte da plataforma Paraná Contra a COVID, uma iniciativa de profissionais e estudantes de planejamento urbano que pretende, gradativamente, reunir informações e análises para o monitoramento e enfrentamento da COVID-19 no Paraná. Além de conteúdo técnico, como painel dos casos, mapa de setores de risco, contempla o mapa da solidariedade com campanhas para as populações mais vulneráveis. A plataforma recebeu o Prêmio FNA 2020.