Pular para o conteúdo

Observatório conflitos urbanos de Curitiba:

A relação entre as políticas públicas e a conflituosidade social.

A pesquisa de Conflitos Urbanos na UTFPR faz parte de um projeto interdisciplinar e tem como objetivo registrar, sistematizar, classificar e prover informações sobre lutas urbanas, movimentos sociais e as múltiplas e diversas manifestações da conflitualidade da cidade por meio de uma base de dados georreferenciada ocorridos em Curitiba e Região Metropolitana. 

Os protestos que ocorrem nas cidades evidenciam disputas territoriais e de interesses. Dessa forma, faz-se necessário um estudo sobre as origens e consequências desses protestos e a sua caracterização como conflito urbano. Esses conflitos são analisados por diversos laboratórios no Brasil, incluindo o Observatório de Conflitos Urbanos de Curitiba, formado por discentes e docentes da UFPR e do UTFPR, do qual o LUPA faz parte.

O grupo registra mês a mês todos os protestos divulgados em grande mídia de Curitiba e região metropolitana, e, após análise, publica uma Coluna Mensal no jornal Brasil de Fato Paraná e blog do Observatório. A partir destes dados também são realizadas diversas análises.

Coordenadora UTFPR:
Profª Drª Simone Polli (DEAAU – UTFPR)

Professores:
Profª Drª Maurini de Souza (UTFPR – DALIC)
Prof Dr José Ricardo Vargas de Faria (UFPR)
Prof Dr Ramon Gusso (UFB)

Pesquisadores:
Aline Sanches (Mestranda PPGPGP – UTFPR)
Frédi Vasconcelos (Jornalista e Mestrando em Letras – UTFPR)

Discentes:
Alessandro Lunelli (DEAAU – UTFPR)
Bárbara Stecca (DEAAU – UTFPR)
Carolina Gama (DEAAU – UTFPR)
Gabriela Mickus (DEAAU – UTFPR)
Lucas José Smolareck Ferreira (UFPR)
Manoel Bruno Cavalheiro Gaspar dos Santos (UFPR)
Natalia Marcarini Simionato (UFPR)