Pular para o conteúdo

História

O que é o LUPA?

Laboratório de Urbanismo, Planejamento e Paisagem, existente desde 2012, tem o objetivo de integrar as atividades ensino, pesquisa e extensão universitária, possibilitando aos alunos de graduação, mestrado e doutorado e aos professores uma formação integral. Para isso, desenvolve parcerias com outras universidades e instituições para pesquisas conjuntas, e elabora trabalhos técnicos como planos urbanos, projetos de requalificação, desenho urbano, com vistas à assistência técnica a grupos organizados, ONGs e órgãos públicos, sem perder o caráter experimental e de aprendizado, buscando um projeto mais amplo de capacitação e análise crítica.

Já publicamos livros e artigos, participamos de eventos, de projetos de extensão, e continuamos trabalhando continuamente, mesmo no período de pandemia. Atualmente integram a equipe do LUPA as Professoras Doutoras Simone Aparecida Polli, Márcia Ferreira Prestes, Stella Maris Bezerra, Paulo Rolando de Lima, Anderson Dias de Almeida Proença e Murad Jorge Mussi Vaz. Os/as estudantes podem ingressar no laboratório como pesquisadores de Iniciação Científica (PIBIC) ou Tecnológica (PITIBI), ou em projetos de extensão, estando abertas as chamadas por edital da reitoria da UTFPR.

Os trabalhos são registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, no CNPQ, com o nome: Cidades, Planejamento e Gestão.

Como ingressar?

A PROPPG (Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação) abre edital para Iniciação Científica e PIBITI. A PROREC (Pró Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias) abre edital para extensão. Todos os programas possuem as modalidades de bolsa e voluntário, orientadas pelos professores dos laboratórios. O período mínimo é de 1 ano (de agosto a julho), com 20 horas semanais, respeitando as responsabilidades do Plano de Trabalho e termo de aceite. Quem faz a divulgação da possibilidade de vagas e a seleção são as professoras.